"Sem carboidratos": Dieta Cetogênica realmente funciona?
- mundofitness966
- 24 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
A famosa Dieta cetogênica o que é e como funciona.
Olá meninas, bem-vindas ao nosso blog.
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre dieta cetogênica, o que é, como funciona e quais são de fato os seus benefícios.
A dica da semana é um livro digital (E-book) com diversas informações e um guia completo da dieta cetogênica e também da dieta low carb.
O que é exatamente a dieta cetogênica?
A estratégia presente na dieta é um rearranjo alternativo entre os macronutrientes que devem compor a alimentação. Aqui, a grande fonte de energia passa a ser as gorduras.
As proteínas permanecem sendo consumidas em quantidades adequadas, e os carboidratos em quantidades mínimas. O processo fisiológico do corpo humano é quebrar a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos para obter energia suficiente para os processos celulares.
Sem carboidratos, o corpo é praticamente forçado a quebrar além da gordura que vem dos alimentos, aquela que já está acumulada, a gordura se acumula geralmente devido aos excessos de carboidratos na alimentação, e esse processo todo acaba levando a perder peso.
Como funciona a Dieta Cetogênica
Para fazer a dieta cetogênica, deve-se diminuir drasticamente todos os alimentos ricos em carboidratos como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras, mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Desde que seja acompanhada por um nutricionista, esta dieta pode ser uma alternativa para quem deseja emagrecer, pois o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação.
Alimentos permitidos e proibidos
Permitidos: Carnes, frango, ovos e peixes,Azeite, óleo de coco, manteiga, banha de porco,Creme de leite, queijos, leite de coco e leite de amêndoas, Amendoim, noz, avelã, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas, Frutas como morangos, amoras, framboesas, azeitona, abacate ou coco, Legumes e verduras, como espinafre, alface, brócolis, pepino, cebola, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, repolho, pak choi, couve, aipo ou pimentão, Sementes como linhaça, chia, girassol.
Proibidos: Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena, Feijão, soja, ervilha, lentilhas grão-de-bico, Farinha de trigo, pão, torradas salgados em geral, Batata inglesa, batata doce, macaxeira, inhame, mandioquinha, Bolos, doces, biscoitos, chocolate, balas, sorvetes, achocolatados, Açúcar refinado, açúcar mascavo, Achocolatado em pó, leite, Leite e bebidas alcoólicas.
Chegamos ao fim desse artigo, mas pera aí que eu ainda preciso te falar dos benefícios...
A grande vantagem mora no fato de que, ao baixar muito a quantidade de carboidratos, a insulina também acompanha essa baixa.Quem tem pré-diabetes vai ter uma regressão, quem já tem diabetes e toma medicamento também pode experimentar uma regressão do quadro.
Além disso muitas mulheres estão conseguindo emagrecer com essa dieta de forma expressiva, e garantem que a dieta funciona desde que seguida corretamente.
É importante lembrar que a dieta cetogênica deve sempre ser prescrita por um profissional nutricionista.
Meninas, espero ter ajudado de alguma forma, um beijo grande e até a próxima!










Comentários